Cultura realiza cadastro de artistas de Alto Araguaia

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Cultura realiza cadastro de artistas de Alto Araguaia

Com objetivo de identificar e realizar um levantamento de artistas de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Cultura e Turismo (SEMED), abriu cadastro público para fazedores de cultura. Sem custo, podem se cadastrar no site da Prefeitura (clique aqui) músicos, artesãos, atores, dançarinos e artistas de outros segmentos.

Por meio do cadastro, a Secretaria terá um banco de dados voltado a ações de apoio e incentivo, como o da Lei Paulo Gustavo – que fomenta o setor cultural com recurso financeiro. Em fase de elaboração de editais, Alto Araguaia teve o plano de ação aprovado pelo Governo Federal, onde será direcionada a projetos que passarão por fase de inscrição e aprovação.

A iniciativa irá garantir aos artistas locais a oportunidade de participar de eventos no município e região ou de programas de incentivo e apoio. “Junto ao Ministério da Cultura garantimos a implementação da Lei Paulo Gustavo. É uma oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido e buscar o fortalecimento da cultura”, explica a secretária da pasta, Eva Carmem.

A LEI PAULO GUSTAVO - prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e minimizar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural. A lei foi regulamentada em 11 de maio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.